sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sábado 20.12.2008 - Paris

Acordamos tarde. Uma preguiça. O Veloso logo apareceu e fomos comprar mantimentos para o café da manhã: um requeijão que é tipo um camembert matinal, ovos, frios, leite, suco de laranja, manteiga. Na boulangerie do lado compramos o croissant e a baguete mais incrível que já comi. Viemos, comemos os tão almejados ovos e partimos para nosso primeiro passeio parisiense. Enchanté Paris. A cidade é realmente linda, super charmosa. Descemos do metrô na frente da prefeitura onde estavam montados carrosséis e uma pista de gelo. De lá partimos para o belo Pompidou, atravessamos a ponte para a ilha da cidade e vimos a Notre Dame e o hotel que pegou fogo e deu início a re-urbanização de Paris. Vimos os queridos pombos e seus novos companheiros: os corvos. Além de pilhas de turistas. A Notre Dame tem vitrais maravilhosos e um espetáculo meio luz/meio vídeo de presépio.

("Ali, a Notre Dame!")

(Visto por cá.)

(Não se fazem mais vitrais como antigamente.)

De lá fomos andando pelo Sena até o Louvre. Enorme! Passamos por dentro, vimos a pirâmide de vidro e sentamos perto do Arco do Carrossel onde vimos os cavalos de policiais (um evento para os turistas). Ao longe já se via a Torre Eiffel - achei trés exuberante. Passamos por um parque e vimos "Clara Clara" do Richard Serra. Ao longe via-se o Arco do Triunfo e o Obelisco onde as cabeças foram guilhotinadas. Tentamos comer um churros mas era uma fortuna. Andamos mais um pouco e passamos a frente do Grand Palais e do Hotel des Invalides.

(Grand Palais.)

(É parece Paris mesmo...)

Em direção a Torre Eiffel escolhemos um café e paramos para tomar um café e comer um quiche. Bem francês. Andamos a rua toda na saída do café e já era noite. Fomos olhando as belas vitrines das chocolateries, boulangeries, pastisseries, etc. Obras de arte! Muito macarron... Ainda vou comer um. E dobramos uma esquina e lá estava a Torre Eiffel vestida de azul. Impactante! Veloso relembrou o Mano Brown que, vendo os gringos alucinados frente a ela, disse: "Olha aí! Não é só os favelado que se deslumbram!" Fomos até embaixo dela e vimos a fila incrível para subi-la. Mágico tudo... mas mesmo todo o encantamento não nos convenceu a enfrentar horas de fila indiana!

(Azul e pisquenta. É natal...)

(Câmera ao chão.)

Eis que o Veloso lembrou que tinha esquecido seu cachecol lá no café. E lá fomos nós pela rua que mais conhecemos em Paris, olhando as vitrines novamente. Achamos e fomos ao supermercado comprar vinho para irmos à casa da Eva e do Ludo jantar. Em busca do metrô perdido, o joelho reclamava intensamente. Chegamos a casa da Eva pontualmente as 20h. Daí foi tudo muito mais gostoso ainda. Sentados (enfim!), comemos pistache e tomamos vinho. Conversamos misturando as línguas, parte em francês (e não é que até entendíamos algo), parte português, parte inglês. E dá-lhe vinho. Eva organizou dicas parisienses para nós.

(Encontrar amigos faz sempre bem em viagem na gringa. Viva Eva e Ludo!)

(Delicioso e inesperado - miúdos de pato?!)

A hora do jantar chegou e comemos um rango incrível organizado e preparado pelo casal. Um tipo de envelope de massa com recheio de queijo de cabra, nozes, uva passa e temperos com uma super salada de rúcula, batata e miúdos de pato. Totalmente excelente! Bebemos mais e mais - secamos 5 garrafas e até ligar para mamãe ligamos. Bateu uma saudadezinha alcoólica. Falei com todos lá em casa (pai, mãe, cã e clara) e começou a chegar a hora de ir embora já que o álcool e a hora do metrô nos indicavam para isso. Além do Veloso que decretou urgência de cama. Metrô na madruga mais uma vez. Duas horas deitávamos muito felizes e satisfeitos em nossa cama maravilhosa.