sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

5ª feira 08.01.2009 - Verona

Acordamos cedo. 8hs nos encontramos no quarto e partimos para a Ferroviária para pegar o Regionale das 8h48. Mas na hora de comprar os tickets só conseguimos a Eurostar para Verona o que nos custou 20€ por cabeça. Ainda tentamos voltar para mudar o quadro mas parece ser essa a única maneira.
Então vamos de Eurostar que é chique, quentinho e confortável. Sentamos confortavelmente em nossas poltronas e tomamos nosso café da manhã tranquilos.

(Café da manhã no trem... errado!)

Pena que entramos no trem errado. Será que a uruca da lasanha de ontem ficou? Estávamos indo à Roma e lá vem a fiscal. Ela tomou um susto, simpática "You're in the wrong train". Desce em Padova e pega o trem que passa na sequência "na mesma plataforma", disse ela. Então os meninos acenderam o cigarro e eu fui dar uma voltinha. Eis que o Marcelo viu, eu vi e o Veloso viu o trem na oooutra plataforma. A corrida foi intensa e bagunçou o intestino de todo mundo.
Ufa! Trem certo, agora é relaxar que logo chegaremos a Verona. "E em Verona tem uma passagem com o Romeu muito interessante...", insistiam os meninos. Hahahaha!
O passeio em Verona foi passeio o tempo todo já que não entramos em lugar nenhum para não pagar. Começamos pelas portas da cidade, muralhas, em direção a Via Capuleto mas antes cruzamos com uma Kombi com queijos e frios e uma banca de legumes e frutas. Fomos às compras, por que pagar para entrar nem pensar mas para comer, SEMPRE! Questão de sobrevivência. Um pomodorini lindo, copa e um queijo de cabra. Também rúcula. Além de umas batatinhas chips caseiras para acompanhar o almolanche a tarde.
E vamos a suposta cova de Julieta do lado da suposta igreja onde eles supostamente se casaram - não entramos... de lá vimos um casal casando. Depois seguimos para a praça onde tem um dos primeiros e maiores teatros romanos do mundo, piú belo. Na verdade isso aconteceu antes da cova da Julieta, depois cruzamos o rio e seguimos pela lateral sofrendo de frio e admirados com a cidade.

(Teatro romano - dentro exposição de presépio...)

(Da beira friorenta do rio.)

(Uma coisa assim meio pelourinho só que muito mais velha e um pouco mais Shakespeare.)

Chegamos à ponta direita da cidade rindo que nem... Chegamos e vimos entre grades os resquícios de outro teatro e subimos a um castelo que tinha uma bela vista da cidade. Fiquei muito impressionada com a beleza de Verona. O rio, as casinhas ocres, as pontes, tudo um charme. Comemos por ali, sofrendo um pouco com o frio, mas felizes e enebriados com a vista.

(Almolanche privilegiado.)

(Memória visual cravada na mente.)

Depois de um longo percurso descemos e fomos à outra importante praça da cidade perdidos pelas ruelas. Tomamos cafés (mó de poder usar o banheiro) e vimos igrejas e vitrines. Achamos a casa do Romeu (ele tinha um nome como Cagnole que nos rendeu mais não sei quantas "tem uma passagem..."), passamos pelo poço do amor com macumbas de europeu, cheio de cadeados (belo símbolo para o amor) e fomos na casa de Julieta onde estavam todos os turistas escondidos. Muitos! Bem lindo... tudo! Andamos mais um tanto e ganhei uma meia calça linda do Marcelo. Eba!

(O tal balcão.)

(Olha, se você é turista, tem que tirar essa foto com as mãos no peito da Julieta... Ficamos tímidos!)

(Demos aqui.)

(O poço do amor - fazemos todo tipo de amarração.)

Mais à frente paramos, já no final da tarde, para esperar o Veloso ligar para a mãe dele. Namoricamos e preparamos para voltar, passando pelo arco. Fizemos e seguimos para a estação de trem onde esperamos o trem com "ritardo de 35 minuti". Um saco! Ouvir 30 vezes a mesma voz falando do trem 9-7-3-3.
Pegamos enfim e cochilei. Acordei chegando em Mestre com uma fome do cão. Fomos direto ao supermercado sonhando com um kebab econômico depois. Fizemos compras e na hora H acabamos resolvendo comprar pães, queijos, salame e vinhos e comer quentinho no quarto conversando. Hotel e comilança. Felizes da vida, meio beudos e super bem alimentados - destaque para o pão com cebola, pimentão, abobrinha e beringela (conhecidos como zucchini e melanzane). Uma delícia! Nanamos felizes.