sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

5ª feira 18.12.2008 - Barcelona

Nosso último dia de Barcelona e de Espanha. Temos que dar conta do que falta na cidade. Café da manhã e preguiça. "Waguen" já se apresentava. Saímos. Pegamos o metrô descemos no Arc de Triomphe para ir a Rodoviária saber o horário do ônibus para Girona. Ai que o pensamento sobre a possível organização de Madri volta a mente... Afasta!
No local de informações a moça, depois de rir um pouco da minha tentativa brasileira de comunicação, nos entregou um super folheto que indicava a hora do autobus de acordo com vôo a pegar. Ou seja, temos que estar lá na rodoviária às 8h, sair daqui as 7h30 portanto. Nada de passar aperto de novo. E começamos nossa caminhada.
No Arco, o Celo resolveu re-bater algumas fotos e eu sentei e observei as pessoas: tarefa adorada. O sistema de bike de Barcelona é incrível, tem esse bicing que paga anuidade, ao mesmo tempo que tem muitos lugares para parar as bikes particulares. Além disso, o trânsito é super respeitoso à elas. A bicicleta faz parte da vida das pessoas, todo tipo de pessoa, até por que a cidade é bem plana.

(CCCB - Museu de Arte Contemporânea.)

Seguimos para o CCCB onde tem o Museu de Arte Contemporânea. É no bairro universitário. Começamos a visitação pela "capela" onde vimos algumas produções contemporâneas, um quadro listrado, o cara que corta fachada de prédios, um ser cantando músicas (vidro), almofadões triangulares, etc. De lá para a exposição permanente do museu; lá vimos muitos vídeos (Bruce Nauman virou um clássico), a coleção Brothaers que brinca com a institucionalização, pêlos queimados, cadeiras para morrer, rituais loucos, etc. Além das contínuas visitas de grupos de adolescentes que novamente nos impressionaram. Os adolescentes espanhóis estão ganhando o prêmio "Me-Do!". 90% é estranha ("exquisita" não, porque aqui isso é qualidade) e fuma e acha que tem que causar... Um horror!
Comemos bananas do lado de fora tomando um solzinho delicioso. Aliás hoje o dia está ótimo, nem muito frio e céu azul. Pombas tentando cruzar, imigrantes levando enquadro e um cara de bigodinho, brinco e sapato de salto.

(O teste para cidadania européia.)

(Só para acrescentar: na Plaça de Catalunya, ganhei uma rosa de uma moça, falei que não tinha dinheiro e ela fez cara de "não importa, uma rosa pra vc por generosidade" daí saí andando e ela veio e me arrancou a rosa. Além disso, pra conseguir minha cidadania européia, tentei tirar foto no meio das pombas de cara boa. Não rolou!)

(O caminho que fez Waguen se apresentar.)

Andamos mais um tantão pelas Corts Catalanes e chegamos à Plaça de Espanya. Lá tinha um monumento, 2 torres, um centro de informações e o complexo de prédios que culminava no Museu de Arte Catalunya com a Caixa Fórum ao lado. Almoçamos no solzinho e preguiçamos um tanto. Apostamos quantos passos nos levariam ao Museu (até 300) e seguimos à ele transfigurados definitivamente em nossos personagens alemães viajantes e preguiçosos: Waguen e Fülen. Marcelo estava muito Waguen hoje.

(Vista de cima da Caixa Fórum.)

Na Caixa Fórum mais adolescentes from hell e depois de guardar as coisas na consigna e sentar nas cadeiras Barcelona (não tão confortáveis como as de Gaudí) fomos às exposições. Uma sala com uma mesa e ondas, um cara que fazia cartazes para teatro (para a companhia da Sarah Bernhardt), quadros secundários dos Uffizi, um Beuys perdido, o rebelde ecológico e a visita ao topo do prédio que nos levou incrivelmente de volta a consigna. E continuamos subindo ao Museu. Lá Waguen e Fülen aproveitaram as cadeiras incríveis para tomarem um café e descansar. Decidiram não pagar para ir ao Museu...

(Cadeira gostoooosa. Daqui se vê isso aí...)

(Vencida a jornada de subida, a premiação: uma bundinha monumental!)

Fomos em direção ao Miró andando entre os super bikers e os carros de auto escuela (combinação um tanto quanto perigosa ao nosso ver). Que ônibus que nada... quem tem perna, anda! Uma fila de adolescentes (de novo, eles) italianos assustou a dupla que depois de um tanto de reflexão decidiu por visitar a Fundação Juan Miró. Primeiro vimos os tais americanos que só se destacava mesmo o Hopper. Depois Miró com uma certa velocidade para chegar ao tempo para ver o pôr do sol. Lindas pinturas há de se dizer... Um prazer vê-los!

(Do teleférico.)

Saímos andando rápido para chegar ao distante mirante a tempo de ver a cidade lavada de laranja. No caminho, um feliz encontro nos levou ao Teleférico de Montjüic, foi o máximo. Divertido e muy belo. Descemos no castelo de Montjüic e vimos um belo ângulo do porto da cidade além dos canhões e fosso - coisa de castelo!!! Sentamos um pouco para ver o sol se pondo antes de irmos ao outro lado ver também uma bela vista da cidade. Tomamos um chocolate quente (quase engoliu meu um euro - nem a pau juvenal!) e batemos fotos. Partimos e descemos às ruas (passando até por um escorregador devidamente escorregado por nós). E desce, desce, desce.

(Fosso com jardim.)

(Vista laranja do porto de Barcelona.)

Ai, as junta! Chegamos a cidade sem saber onde mas logo chegamos a Avinguda Paralela e logo a Las Ramblas em busca de uma patatas bravas e uma cervejinha. Tomamos num fast food (grátis muita maionese). Las Ramblas, estátuas vivas e bichos estranhos e metrô. Suor e demora. Chegamos à Hospital Sant Pau e hotel/cerveja/internet. Agora arrumar tudo! E benvinguts à Paris.
Em tempo, melocoton aqui é pêssego. Pra que conste: Benvinguts bigodudos à Avinguda Visigoda onde ninguna pessoa caiuguds.