sábado, 21 de novembro de 2009

Domingo 07.12.2008 Porto

Estamos no Café Embaixador esperando nossos pratos, acho que serão incríveis (Bacalhau a Embaixador e Alheira a Mirandella) meio como nosso primeiro dia em Portugal encerrando o ciclo em português da viagem. Celo está na Casa de Banhos. Pedi até sumo de laranja para variar. Aliás quanto à comida decidimos que não há necessidade de estocar comida e gordura para o inverno. Ou seja, chega de se entupir!
Já fomos aos dois museus da cidade (tudo de graça por ser domingo de manhã). Primeiro no Museu Nacional Soares dos Reis onde vimos pinturas portuguesas do Romantismo (vontade de ver AS pinturas e obras que veremos), falamos sobre estudo e esboço. Boa conversa. Depois ali mesmo vimos a exposição de cerâmica de uma antiga fábrica de Porto. Depois seguimos para o Museu de Serralves. Aaaaaaaaah! Loooooonge! Quase morremos e a porta que nunca chegava...
Entramos e tinham 3 exposições: Juan Muñoz com pequenos homenzinhos, felizes e japoneses, pinturas, meio grafite de um americano mala e uma coletiva de jovens artistas. Todos tiram fotos de tudo... meio estranho. Lotado! Passemamos no parque da Fundação. Bem lindo. Isso é que é outuno. Folhas amarelas e avermelhadas.

(Essa é nossa imagem senso comum de outono.)

Ônibus para voltar. Nosso primeiro ônibus em Porto, aliás. Descemos em Bolhões e após almoçar seguiremos para o centro e Ribeira. Depois empacotar e partir.
Pois, pois. Ganhamos um presente de Porto. Uma tarde incrível, um sol e um céu azul. Cruzamos a ponte para Vila Nova de Gaia e vimos a Ribeira e Porto sob o sol. Além do beira-mar de Vila Nova de Gaia com todas as "lojas de degustação" de Vinho do Porto, o rio Douro.

(Ponte para Vila Nova de Gaia.)

(Este foi o presente de Porto.)

(Já, comer ali, não é pro nosso bico...)

(Um solzinho de tirar o casaco.)

Batemos muitas fotos, tomamos sorvetes, compramos presentinhos e fomos ao hotel empacotar. Agora cá estamos dando adeus a Portugal em nosso super autocarros de couro com TV de tela plana (tomara que não liguem). Mas apertado como sempre: quem mandou ser grande?
Daqui a 40 minutos pára para lancharmos nossos croissants roubados e nosso sucos Pingo Doce. Não pode comer nem portar comida no ônibus - mas essa parece ser uma regra respeitada apenas pelos dois turistas brasileiros.

(Residencial Estoril. Repare na hora do rush rolando.)

(Os 40 minutos mais longos da história... Aqui ainda sorríamos.)

Ônibus 2,90
Frutas
1,10
Almoço
21,00
Sorvete
3,00
Galos
14,00
Dominó e cartas
5,00
Sucos e água
1,10
Metrô
1,80
Paragem autocarros 1,40
Chegada Madri (2 chocolates quentes)
3,80
TOTAL:
53,20

2 comentários:

  1. Obrigado por convidar o pessoal do Mochileiros.com pra visitar seu blog... Vi lá o convite e cá estou!!
    Parabéns pelo relato até aqui!
    Uma narração assim tão descritiva e viva somada às maravilhosas fotos (vc é pro??) nos insere em cada local citado...
    Continuarei visitando o blog até o fim da viagem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não sou nada pro, sou uma amadora que ama brincar disso... mas tem muita foto do marido tb... ele merece os créditos.
    Continua visitando sim, obrigada!

    ResponderExcluir