segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sábado 13.12.2008 - El Escorial

"La nueve"

(Caminho para El Escorial. Presente!)

Isso sim é neve! Ho-ho-ho! 2ºC - Pólo Norte! Jogamos bolas de neve e fizemos todos os clichês que se faz na neve. Viva as roupas e casacos que super nos protegeram. Caindo muita neve do céu... ficamos abismados e abobados. Concorre a melhor dia da viagem e é nº 1 no quesito fenômenos da natureza. Estamos no trem (que é um tipo de metrô desenvolvido e quentinho), voltando à Madrid. Lá fora arvorezinhas cobertas de branco. Já desgastei todos os adjetivos que poderia usar.
Fomos visitar "El Escorial" que era o palácio-mosteiro-biblioteca construída por Filipe II para abrigar o corpo de seu pai o Rei Carlos I. Ou seja, trata-se de um enorme mausoléu que abriga o corpo decomposto de 3 séculos de reis e rainhas da Espanha (os Rex e Regina). Tem muitas pinturas de El Greco, Tintoretto, Velásquez, Veronese, etc. Até uma cópia do Jardim das Delícias feita pelo próprio Bosch. Tem também uma mega-basílica conhecidíssima, a maior da Espanha, fechada para restauro infelizmente. No entando vimos um museu da arquitetura que retoma com maquetes, desenhos e objetos, toda a história de construção do Mosteiro Real de San Lorenzo d'El Escorial (nome completo do baguio). Depois vimos o quarto onde Carlos I morreu, com vista para a Serra de Guadarrama e da Basílica. Até um relógio de sol astrológico no quarto.

(El Escorial.)

(Avalia a nevasca.)

Além disso uma sala com as pinturas das batalhas contra a França (rola uma fixação, é evidente), também o Panteão dos Reis que dá início ao mausoléu onde outros tantos mortos reais moram. Muitos mortos mesmo. Sinixxxxtro! Depois chegamos à biblioteca com muitos documentos raríssimos, no teto um afresco indica a divisão por temas: retórica, geometria, música, aritmética, astrologia, dialética e gramática. Numa ponta a Filosofia, na outra a Teologia. Também um globo representa o universo segundo o pensamento de Ptolomeu. Isso sem esquecer da obra de machetaria das portas do Palácio, meu pai se derreteria. E acabou, cansou também.

Ah! Faltou dizer que usamos nesse "passeio" um áudio-guia pela 1ª vez. É legal mas você fica meio zumbi. Pegamos nossas coisas e vamos a "la nueve". Nevava mais ainda, uns flocões, tipo Rússia mesmo. Aí foi mais maneiro ainda, jogamos bolas de neve tiradas da beira do lixo, vimos esquilos turbinados, ouvimos o estalo do gelo nos pés e escrevemos como se fosse na areia: "La nieve".

Vimos a hora e aceleramos o passo, para pegar o trem das 16h (incrível como o tempo rende por aqui).

(Uma das fotos que mais gosto da viagem.)

Os carros estavam sofrendo com a neve. Uma mulher colocava corrente no pneu. Tudo completamente branco, inclusive a mochila e os ombros. Chegamos e o trem se atrasou, provavelmente por causa da NEVASCA.

(A estação de trem para ajudar a visualizar o relato da cena em que pagamos de turistões.)

(Ó eu com meu conhecido e re-conhecido casaco vermelho.)

Eis o episódio "somos-turistas-tontos" do dia: chegamos na estação e todos estavam debaixo do pequeno cobertinho que havia na estação. Conforme o trem atrasava, mais lotava de gente. Combinamos então que, quando o trem chegasse, íriamos andando até a ponta da área de embarque para poder pegar um vagão vazio. Assim fizemos. Quando o trem chegou, lá fomos nós debaixo de intensa neve em direção ao início do trem. Porém era difícil andar e resolvemos entrar num vagão no meio do caminho mesmo, com medo de dar merda. Eis que o vagão estava abarrotado e queríamos muito, muito sentar então resolvemos sair de novo e correr para tentar ir pra um vagão vazio. Assim que saímos, soou o apito de fechamento das portas. Desesperamos, demos um gás e entramos, ou melhor, nos jogamos no trem. Ufa! Respira. Senta. Olha em volta. Eis que, para nossa surpresa, as portas entre os vagões começaram a abrir e as pessoas mudarem de vagões tranquilamente para procurar cadeiras. Eeeeeee! Morremos de rir de nossa tosquice brasileña. Não estamos habituados a porta entre vagões tá?! Corremos por fora mesmo... Pega eu então!!!! Hehehehehe. Lembrei do meu irmão e da Tati que, sem achar maneira de chegar ao Arco do Triunfo, se lançaram correndo na maior rotatória do mundo. Muito coisa de turista... Enfim, voltamos no vagão com os super-ciclistas e os outros turistas e espanhóis.
Descemos em Atocha, tomamos um super chocolate quente grosso e delicioso e compramos um paraguas pois, de volta a Madrid, a neve virou chuva. Saímos e andando debatemos quanto a Rembrandt ou não. Andando pelo Paseo del Prado e decidindo. Optamos por ver. Ainda bem!!! Foi incrível. Depois de imaginar as gratuidades que poderiam ser oferecidas a nós pelos motivos mais surreais (por que temos um amigo de apelido Velásquez, por que podemos imitar uma cacatua, por que somos brasileiros fudidos, por que é a 3ª vez que vamos ao Prado, por que conseguimos fazer mais de 20 perguntas em 1 minuto, etc.).
Vimos as pinturas e gravuras na exposição que chamava "Rembrandt - o contador de histórias". Umas imagens muito lindas, brilhantes, nítidas, passando do extrovertido, teatral para o introvertido, sugerido. Muito lindo... Podre, saímos. Decidimos não Burger Kingas como pensávamos e embarcar mais uma vez no El Corte Ingles. Uma trufa de brinde na entrada nos adoçou a vida maravihosamente e investimos em uma caixa. Eba! Conseguimos um tempero para, enfim, salgar nossa salada e compramos champignons. Fizemos super sandubas para hoje e para amanhã de manhã, já que não teremos desayuno antes da nossa 1ª Ryan Air. Arrumamos malas, comemos trufas e vimos um "talvez-almodovar" em partes na TV.

(Rango nosso de todo dia - esse tem sal!!!)

Agora "Adeus Madrid" e "Hola Barcelona".
Só para contar, os nórdicos podem feder bem, filatélica numismática e foda-se o chuveiro que varia. E sobre moda: verde claro está fora de moda e uva está em alta. Adotar crianças negras e mais velhas é mais sensato e o vestido não baixou para 9€ o que o manteve incomprável.
Hasta luego Madrid!

Trem volta
€ 5,80
Passeio na neve
€ não tem preço (hehehehe)
Chocolate quente
€ 3,60
Paraguas (guarda-chuva) + protetor rosto Celo
€ 9,00
Visita Rembrandt (Museo del Prado)