segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

6ª feira 12.12.2009 - Segovia

Hoje tivemos que acordar mais cedo para irmos a Segovia. Uma preguiça, um sono! Enrolamos até quando não dava mais. Marcelo já acordou inspirado e no meio do desayuno eu já estava engasgando de tanto rir, falava da garçonete importada do Chile... Teve que parar para que eu não cuspisse todo o leche. Rápido viemos ao quarto e Marcelo tentou cagar seu Codan.
Fomos acelerados para pegar nosso autobus no Intercambiador Príncipe Pio. Um pouco perdidos até achar o guichê da Sepulvedana, compramos tickets ida e vuelta (mais uma das palavrinhas espanholas que parecem mentira como escuela, camiones, encomienda, descuento, cuentas).
Embarcamos no autobus 9h30 e logo ele saiu. Fui meio sonada depois de ler um pouco do guia de Madrid.

(Rússia.)

No caminho, Celo me acordou para me mostrar as montanhas cobertas de neve e lgoo em seguida a neve em si caindo. Bem surpreendente! Não esperávamos por essa... As vaquinhas, coitadas, comendo sorvete de capim.

(Uma das primeiras vistas da cidade.)

Chegamos em Segovia - uma linda cidade, uma graça no seu estilo cidade cenográfica medieval. Compramos uma coca e um cappuccino e fomos ao balcão de informações turísticas para conseguirmos um mapa. A moça nos deu e nos sugeriu um tour para ser feito. Saímos, depois de nos encapotar ao máximo, seguimos ao aqueduto romano do século I d.C. Realmente doido, feito todo com pedras encaixadas servia para trazer água à cidade. Mil fotos depois seguimos pela Calle Cervantes para outras coisas "véias".

(Aqueduto romano.)

(Self-enquadramento básico.)

Fomos em direção a Plaza Mayor (onde Isabel, a Católica foi coroada rainha de Castela). Lá vimos umas docerias chuchu com uns mega marrom glacês e umas trufas de 60 o quilo. Vontade... Fomos até uma doceria que aqui também chama pastelaria e pedimos 6 trufas (normal, com laranja e com amêndoas). Bem gostoso.

(Vista da Plaza Mayor.)

(Trufas chiquérrimas - não podia passar sem essas...)

Depois fomos conhecer a tal Catedral de Nuestra Señora de la Asunción y de San Frutos. Cobrava 6€ só para entrar e dar um cheiro na fucking igreja gelada do inferno. Cheia de pequenos altares a santos diferentes, tudo atrás de grades e cobrando 1€ para se iluminar. Mercenários do inferno! O claustro era bonito, aliás costuma ser esse o lugar mais bonito das igrejas - mas um frio do cão. (Estou adorando usar palavras infernais para definir as igrejas...)

(Catedral de Nuestra Señora de la Asunción y de San Frutos.)

(O claustro.)

Tinha umas bíblias mega velhas, poliglotas com uns desenhos dourados. Tinha uma carruagem com um trófeu da copa dos bispos... que mais? Umas roupitchas, umas chaves, etc. Voltando a igreja, fomos ao local no centro onde rolava uma Santa Inquisição bááááásica! Tudo envolto de grades e um orgão de tubos gigantesco (o livro acompanhava a dimensão) e o local onde se celebram as missas. Muito dourado.

(Órgão de tubos.)

Com os dedos gelados saímos andando novamente. Passamos por mais algumas igrejas, conventos, monastérios, museus e chegamos ao Alcázar - antigo castelo dos reis espanhóis reconstruído sobre uma mais antiga fortaleza romana. Foi esse castelo aliás que inspirou Walt Disney na imaginação de seus castelos de contos de fadas. Vitrais, as madeiras, tapetes, pinturas, esculturas e móveis além de uma ala especial dedicada a artilharia com várias informações e maquetes do Real Colegio de Artilharia que também se fixou ali em 1764. A fome começou a bater e fomos subir a torre que faltava para completarmos o Alcázar: bela vista depois dos 150 degraus. Mais fotos e descemos em busca de um lugar para comer.

(Alcázar.)

(Vista de cores medievais.)

(Do topo dos 150 degraus.)

Fomos a Plaza Mayor e de lá descendo para ver outros pontos turísticos e achamos uma meson chamada "La Cueva de San Esteban" e comemos o menu del día por 9,50€. De entrada eu comi coliflor com mahonesa (acreditando que o que viria ia ser couve flor com maionese... e foi.) e o Celo, uma sopa de picadillo. De prato principal comemos merluza guisada com champiñón. Achei tudo muito maravilhoso, entrou no Top 3. Com café, cerveja, pão e sobremesa (um capítulo a parte para conseguir perguntar a camarera se fazia parte do menu). Muito bom.

(Auto explicativa.)

Estufados, andamos pelas ruas, ao final chegando ao alto da muralha onde tivemos outra visão do belo aqueduto. Ponto pro aqueduto!

(Vista do alto da muralha.)

Descemos e nos dirigimos à rodoviária para voltar as 16h. Confusão de filas, mas conseguimos embarcar e partir com relativa tranquilidade.
É bom dizer que pós-neve o dia se comportou muito bem com um belo céu azul. Ah! Comprei lá um negócio que os polícias usam para proteger o rosto do frio, ótimo. Minha vida mudou... Chegamos à Madrid as 17h20 e batia um solzão amarelo na cidade e os pássaros voavam em bandos. Bem inspirador!
(Na TV avisa que o tempo será entre -2ºC e 4º.)
Pegamos metrô e a reflexão é: por que as madrileñas se maqueiam tanto a ponto de parecerem travestis? Tiram a sobrancelha e pintam por cima... Credo!
Passamos no hostel, demos uma descansada e pegamos dinheiro para irmos ao nosso querido El Corte Ingles. Chegamos a marca de 1000 euros de gasto. Hora de fast food, maneirar para comer, nada de menu do dia mais. Vontade de comer arroz com ovo. Saímos para a Plaza Mayor passando por aquela multidão de 6ª feira em Madrid na Puerta del Sol com todas as estátuas vivas e bandas natalinas. Pobre crianças encapotadas e esmagadas!
Internet no melhor centro turístico da viagem: elas são ótimas, muito claras e solícitas.
Correio no Corte Ingles: mandar postais.
Supermercado: sanduba, salada, bebida e o Lindt básico (muito incrível, Senhor).
Hotel: comer, preparar, assistir e, por fim, nanar que nóis merece.