sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

4ª feira 10.12.2008 - Madrid

Miercoles
Quarto do hotel, enfim. Bem que a Tati avisou que o frio estava por chegar, passamos um frio de lascar hoje, o dia todo aquele vento helado do demônio.
Mas vamos ao relato:
Acordamos... uma preguiçaaaaa, especialmente daquele desayuno chulé. Banho e café da manhã, tinha um croissant só pra variar e uma mermelada de morango. Aliás a Cã falou dos morangos secos daqui, tenho que experimentar. Depois do café, quarto, arrumação e rua para eles. Fomos a pé até o Palácio Real pela Calle Mayor, vendo possíveis souvenirs e possíveis refeições.

(Fachada do Palácio Real - céu azuuuuul...)

No Palacio Real na Plaza Oriente descobrimos que para entrar custava 8 euros mas mal o Celo sacou o cinquentão, o homem falou "São de Portugal ou Brasil?" "Sim, Brasil." - Entrada libre. Viva!!! Economia de 16 euros. Ponto para eles. Entramos, guardamos as malas, olhamos os livros de arte que levaríamos ("El Prado") e bora lá. Primeiro a farmácia. Bem legal todos os "ingredientes" em vasilhas e por último uma "cozinha" para fazer as misturas. Tiramos algumas fotos clandestinas.

(Depois dessa foto, descobrimos que não podia tirar foto. Mas só por essa valeu... Boniiiito!)

Saímos de lá e fomos ao palácio em si - puta que pariu!! Haja relógio, tapeçaria, ornamento, pintura e pequenas esculturas com mais outras esculturas para comportar esculturas mais importantes. Flores, deuses gregos, vasos chineses, lutres de cristal, mesas de canto, tapetes e afrescos de teto! Um exagero profundo. Pura ostentação.
Conhecemos a sala dos tronos e as 300 ante-câmaras de quarto do rei. Depois o comedor de gala para 80 pessoas. Cada sala uma cor básica. Joga um fósforo lá e morre todo mundo carbonizado em segundos. Com certeza não vimos nem metade do Palácio... Haja sala e ante-sala de sala! Depos fomos à sala de sinuca, sala de fumar, de peidar, etc. Tem também a sala com os dois violinos Stradivarius. Todos falavam no meio dos idiomas mais diversos a palavra "Stradivarius". Saímos de novo: um solzão que não esquenta mas que é lindo. Branco. Por último a sala com as armas e as armaduras de soldados e dos reis e príncipes e cavalos. Uma sala imensa com a armadura de guerra, de gala, de parada militar. Revolver, adaga, espada. Curioso! Pensamos que o Maurício gostaria... E lembre-se: tudo por 0 euros. Uhu!

(Não deixa o sol enganar, o frio tava matador.)

Saímos e procuramos um lugar sob o sol para comer nuestro pan. Achamos uma praça sem sol e com vento e nos pareceu... bom. Comemos nosso sandubão com suco morrendo de frio; logo achamos uma ponta de sol e nos mudamos para lá.

(Pelo menos era integral, vai?!)

E agora? Catedral de La Almudena. Achei linda! Bem colorida, com uns vitrais mais moderninhos. Lá tinha a estátua do FDP que criou a OPUS DEI, aliás um bando de desgraçado canonizado. Fomos ver quanto era para entrar no museu para ver a "torre" - 6 euros, desistimos! Haja igreja!


(Interessante ver o estilo espanhol de fazer igrejas.)

(Olha a cara de gente boa do mano da OPUS DEI.)

Um dia todo sem gastar nada, ficamos orgulhosos. Dali fomos até o Teatro Real que não tinha nada em cartaz e não podia visitar. Depois tentamos as Descalzas Reales que só abriam as 16h. Aproveitamos para ver uma exposição "1914 - La Vanguarda y la Gran Guerra" na Casa de Madri de graça também. Bastante Grosz e outros desenhos bem... óbvios, é foda produzir para atuar num período de guerra, sei lá.

(Fachada do Museu.)

Metrô para Museu Nacional Centro de Arte da da Reina Sofía (Estação Atocha). Foi foda, o Celo com dor na perna e mil salas com obras ruins. Chato! Na real, na real, só a Guernica pontuou na exposição. Bem bonito e legal uma contextualização grande do como e quando Picasso fez a pintura. Gostei de vê-la, mais do que o Marcelo é importante dizer. O resto bem decepcionante. Vimos um Rotko, alguns Mirós, Dalis, Picasso mas nada explêndido. Vimos também uns vídeos, algo como "ações em casa" de uns meninos artistas de Barcelona. Intervenções doidas em ações cotidianas. Se os caras fossem melhores atores... mas confesso que demos algumas risadas. O elevador era lindo e rápido. Mas esperávamos mais. De lá fomos para os bancos na frente da Atocha e em um solzinho comemos mais pão e rimos de frio, meio histéricos. O chocolate com laranja deu uma salvada. Pegamos a Calle Atocha e voltamos novamente olhando souvenirs e refeições.
Chegamos na Plaza Mayor com seus performers surreais e decadentes. Compramos os souvenirs familiares, uma boneca pra Clarilda e um saleiro-touro e um pimenteiro-touro bem lindo para meu irmão e minha cunhada. Marcelo aprontou arrumando um presente para o Maurício. Menino! Fomos no Centro de Informação Turística e usamos a internet voando de graça. Pedimos informação sobre Segovia e sobre um teatro que quero ver "La vida es sueño" - texto do Calderón de la Barca. Saímos andando novamente e passamos na frente do Teatro Alcalá e compramos 2 ingressos para amanhã. Eeeeeee! Adoooooro! Como diria o Celo: "J'adore Dior". Ficamos um pouco perdidos na Puerta del Sol sem $, cansados e com frio. Viemos pro quarto. Mais um bom dia de viagem. Agora sanduíche de novo?!?! Eca!
Ganhamos ainda mais um sanduíche, ou melhor, a cota do exageiro 2 - só que quente, o que faz uma difereeeeença inimaginável. Do Burger King. O moço deu um cupom de 2 sandubas com refri médio por 4 euros e nós comemos 4. É nóis!

Dom Quixote (souvenir) 2,50
Tourinhos e galheteiro-touro 14,50
Boneca Clara 13,0o
Teatro
24,00
Cerveza e coca
3,30
Burger King
10,00
TOTAL: 57,30

Nenhum comentário:

Postar um comentário